O QUE É?




O Projeto Teçaya é uma organização que utiliza ferramentas artísticas e lúdicas na realização de oficinas, apresentações, excursões, palestras e quaisquer outras atividades que contribuam para construir uma realidade social e ecologicamente mais justa. Ou seja, nossas metas têm fundamento ideológico e este é o caminho que une a todos os integrantes.
Escolas, universidades, organizações sociais, organizações comunitárias são público alvo de grande parte de nossas atividades. Mas buscamos também outras formas de disseminar os conceitos que constroem nossa utopia e caminho. E já estamos forjando parcerias que nos permitam atuar em outras áreas.



Se fôssemos tentar resumir o conceito, poderíamos dizer que somos um grupo de artistas e educadores ambientais unidos por uma ideologia comum, que mescla suas experiências e práticas para maximizar o resultado do trabalho.


Oferecemos alternativas prontas, mas cada escola, cada espaço cultural, cada organização social têm características próprias, que indicam o trabalho em uma direção única também.


Isso significa, em resumo, que se não encontrar o que acredita que fosse o trabalho demandado pela sua instituição ou desejo pessoal, não quer dizer que não possamos realizá-lo. Se parece que estamos vendendo uma imagem de "faz-tudo" é porque a diversidade de nossas experiências, a versatilidade de nossos integrantes e, principalmente, a necessidade demandada pela missão que tornou-se nosso trabalho, nos conduz nessa direção. A sociedade está viciada em parâmetros que agridem o ambiente e os outros seres que o dividem conosco, e educação ambiental é essencialmente um trabalho de reconstrução de praticamente todos os valores aceitos hoje.